terça-feira, 22 de maio de 2012



A Pair of Shoes (1886) Van Gogh


"A sabedoria não nos é dada, é preciso descobri-la por nos mesmos, depois de uma viagem que ninguém nos pode poupar ou que ninguém pode fazer por nós."

Marcel Prousti

Dietinha



A palavra dieta é das piores palavras que se podem dizer, e só o facto de pensar nela já apetece comer mais e pior. Salta-me tantas vezes no cérebro, mas pô-la em prática é difícil.
Mudar os hábitos alimentares, criados à anos é muito complicado, e se pensar na falta de hábitos desportivos que tenho, então é de bradar aos céus.
O mais complicado é que nos deixamos engordar muito facilmente.
Durante alguns anos não engordava, podia comer tudo e mais alguma coisa que os resultados mantinham-se exatamente iguais, bastava andar dois metros que perdia os excessos cometidos na refeição anterior, por isso não precisava de grandes cuidados.
Cremes para a celulite, não faziam parte da minha lista de compras, e para dizer a verdade não tinha grandes preocupações com os cremes da cara e afins, porque achava eu que não era necessário, e a verdade é que a minha pele ia estando apresentável. Quando comecei a ganhar a saliência à volta da cintura, ouvia também a voz da minha irmã “não comas isso, que te faz mal”, “estás a ficar gordinha”, “ não bebas isso”, ao mesmo tempo que pensava “oh se comer só agora não faz mal, depois tenho mais cuidado”, a verdade é que o “depois” chegou passado alguns anos, com o excesso notório e já muito difícil de abater.
Agora costumo ouvir “estás gordinha”, “eu bem te avisei”, e não é que é verdade, e é isso que mais me enerva.
Sou um bom garfo, porque me habituei a sê-lo, era tão mais fácil se os hábitos tivessem sido outros.
Mas não vou desesperar, até porque nunca é tarde para mudar o que necessita de mudança. Também já me deixei de dietas radicais, em que os resultados são sempre catastróficos, emagrece-se muito em pouco tempo e em seguida engorda-se a uma velocidade furacão, regra geral: o dobro do que se perdeu.  
Consciencializei-me que os cuidados têm de ser diários e eternos, sem se perder a paciência, porque não há milagres. Reeducar o corpo é algo moroso, firmei essa certeza com o uso do meu querido aparelho dentário.
O primeiro objetivo está a ser conquistado lentamente, pois dos 4 Kg que pretendo perder até Agosto, já perdi 1 e sem sacrifícios, também aprendi a gostar de caminhadas pela distração que proporcionam, e o corpinho fica tão feliz. Cremes para a cara e afins agora fazem parte do meu kit de sobrevivência, caso contrário, my god, fujam.
É mais importante sermos bonitos por dentro, mas a verdade é que também queremos sê-lo por fora e isso custa, oh como custa…