domingo, 11 de novembro de 2012

6 Dias em Itália # 2.º Dia - Verona

O segundo dia por terras de Itália iniciou-se com um belo pequeno-almoço, feito pelo nosso querido Stefan, qual Hotel 5 estrelas. Desde café bem forte (como eu gosto), chás, sumos, docinhos, cerais de 1001 espécie, bolinhos e croissants, foi um belo manjar. O Stefan foi mesmo um excelente anfitrião, parece que me adivinhou os gostos, pois logo pela manhã colocou um belo de um CD de ópera, prestando-nos uma bela ajuda na marcação da estadia em Veneza.
Lá fomos conhecer Verona em plena luz do dia e nada melhor do que as imagens para mostrar a beleza daquela cidade.
































 



































Para além da magnífica experiência que tive ao conhecer esta cidade, que é sem dúvida uma verdadeira paixão, um local onde irei voltar com certeza, ficou-me esta dúvida....

6 Dias em Itália # 1.º Dia - Verona


Chegamos a Verona no final da tarde de Domingo, a cidade respirava vida, agitação e aí senti que estava em Itália.

As scooters percorriam a cidade, a beleza do som da língua Italiana propagava-se por toda a parte, as esplanadas repletas de gente, tivemos, ainda, a sorte de ver uma feirinha de produtos tradicionais.  A Arena impôs-se logo nos primeiros instantes, absolutamente, maravilhosa…
O nosso 1.º objetivo era encontrar a Casanuvola, para podermos pousar as mochilas, e relaxar em relação à localização do local de descanso dessa noite. Não foi muito complicado e entre o Inglês e o Italiano lá chegamos ao nosso destino, com uma localização fantástica, mesmo pertinho da Arena.
Ao contrário do que inicialmente julgamos a Casanuvola não era um hostel, mas sim uma B&B Bed and Breakfast, conhecemos o Stefan, dono da casa, e anfitrião que nos ofereceu logo um café, e devo dizer que era um excelente café, que bem que me fez, apresentou-nos a cidade através de um mapa, deu-nos sugestões, dicas e truques, apresentou-nos a casa (e que casa). Tivemos direito a um quarto fantástico, estilo vintage, todo cheio de bordadinhos, e coisas absolutamente fofas e muito queridas, como: bombons, cartões de boas vindas, velinhas de cheiros, etc, etc.
Respiramos o estilo de vida Italiano na casa do Stefan, apaixonei-me por este estilo de estadia, é definitivamente muito mais interessante ficar na casa de pessoas das regiões, pois é algo que nos permite observar mais intensamente a cultura de um povo, haverá algo mais interessante do que partilhar uma casa enquanto viajamos?
Fomos conhecer a cidade ao início da noite, com as suas luzinhas absolutamente encantadoras e românticas -  Verona é mesmo a cidade do amor.
Observamos a Piazza Brà e o Anfiteatro Arena entre o maravilhoso cheiro das especiarias das iguarias que por lá se jantavam, rumamos em direção à Piazza Erbe, passando pelas ruas comerciais, com a presença das lojas de alta-costura, lindas de morrer, mas com preços de esquecer.
Paramos para comprar uma pizza para jantar, foi um momento sublime, sentar-me na Piazza Erbe a comer a melhor pizza da minha vida.

O que eu não achei grande piada, foi ao facto de os homens por lá serem, exageradamente atiradiços, sempre a olharem e a tentarem meter conversa, tudo o que é demais é erro e por lá senti um pouco isso.
Decidimos experimentar os tão famosos gelados Italianos e para tal fomos a uma gelataria mesmo na Piazza Erbe, hummmmmmmmmm, que maravilha, degustar aquela frescura é mesmo como saborear um manjar do paraíso, eles têm a fama e não é por acaso, são efetivamente uma delícia, aqui começou a minha rotina durante os 5 dias que se seguiram….
Ps:   A gelataria maravilha está ali ao fundo "Pretto"
Passamos pela “Casa di Giulietta”, mas de noite o cenário é um pouco estranho, e deparar-me com milhares de pastilhas elásticas coladas às paredes carregadas de dedicatórias é engraçado, mas ao mesmo tempo é uma experiência um tanto ao quanto “nojenta” .


Vimos, ainda, o exterior do “Palazzo Forti – Galleria D’Arte Moderna”, e ainda o “Castelvecchio” , contudo e sem ninguém esperar começou a chover e as ruas começaram a ficar desertas, o que não foi nada agradável, decidimos por isso ir descansar mais cedo, para podermos aproveitar melhor o dia seguinte.
Mas não deixou de ter o seu encanto observar os casais de namorados nas esplanadas, inebriados pela paixão e pela beleza da cidade, a continuarem os seus diálogos mesmo debaixo da chuva, afinal o romance ainda existe...

6 Dias em Itália # 1.º Dia - Milão


Partimos para a aventura no último dia do mês de Setembro de 2012, um Domingo pela madrugada.
O que levamos cabia numa mochilinha para nos facilitar as deslocações, o que inicialmente me assustou, pensei sempre que me estava a esquecer de toneladas de coisas.
A nossa primeira cidade de destino foi Milão, chegamos ao aeroporto no final da manhã, e partimos imediatamente para a descoberta, contudo a experiência não correu pelo melhor, dado que, sendo Domingo estava tudo muito parado, ou talvez fosse, ainda, a influência do medo, em relação a tudo o que mexe, motivado pelo assalto em Barcelona. O que é certo é que não gostei muito do aspeto do pouco que vi da cidade, muitos homens a “mecar” a  chegada dos turistas dos autocarros, muitos sem abrigo…. foi estranho, porque não me senti nada bem por lá.
Almoçamos rapidamente e decidimos apanhar o comboio para Verona – o nosso 2.º destino.
Milão terá de ser descoberta numa próxima viagem já que nesta as coisas não correram muito bem…



Ps: O que eu gostei deste anúncio da Dolce & Gabana, uma boa imagem que transmite o espirito Italiano.