segunda-feira, 15 de abril de 2013

O comboio partiu





O comboio partiu  pela última vez no dia 31 de Maio de 1987, desfilou pela planície cheio de segredos e histórias, de homens e mulheres inigualáveis, banhados por uma coragem superior.
Foram muitas as viagens que se fizeram, carregadas de força, tristeza e alegria, muitas lágrimas e imensos sorrisos.
Gentes que lutaram, lutaram desenfreadamente, trabalharam a terra com amor, esta mesma terra que agora pisamos, criaram o sonho pelas próprias mãos e construíram em Fafe o cenário ideal para crescer…
Fizeram destes capítulos recheados de memórias um livro fantástico…
O que nos deixaram foram páginas em branco do livro ainda inacabado, por isso, continuemos juntos a lutar, lutemos com toda a nossa força para que as gerações vindouras recordem a nossa história, e se orgulhem da nossa garra. Que das nossas mãos e da nossa alma brote imensa coragem, para que Fafe continue a ser o verdadeiro hino à vida… e seja eternamente um local mágico para sentir e amar…
Mas….será que estas pessoas que estiveram aqui nesta praça existiram mesmo? Terá sido real ? Será que tudo não passou de um sonho? De uma lenda?
O estranho é que ainda sinto o cheiro a broa, o som do realejo, olho para estes edifícios e sinto o sotaque Brasileiro, oiço o riso das gentes de Fafe, e encho-me de orgulho por ter estado aqui, ter feito parte desta história, ser deste Minho, desta cidade…